Linha de Atuação

Ressaltando a importância da interação do sujeito com o meio em que vive.

O Colégio Monsenhor Raeder trabalha dentro de uma abordagem sociointeracionista ressaltando a importância da interação do sujeito com o meio em que vive. Nessa teoria, o sujeito é aquele que forma o conhecimento através da interação com outras pessoas, durante o processo histórico, cultural e social pelo qual passa em sua vida.

Trabalhamos empenhados em proporcionar ao aluno uma escola que ultrapasse o nível de qualidade esperado. Nossa preocupação não se resume em prepará-lo para o ensino superior, mas sobretudo para viver o mundo de hoje e nele ser vitorioso.

Projeto

Espaço Maker

É um espaço de pesquisa com atividade experimental, baseado nos princípios STEM EDUCATION, que visa a construção e o aprofundamento do conhecimento científico, desenvolvendo habilidades quanto à pesquisa acadêmica experimental.

Educação Ambiental

Vamos refletir sobre a relação entre progresso científico, tecnológico e social, buscamos formar cidadãos cada vez mais conscientes dos impactos gerados ao nosso planeta. 

Pequeno Cientista

Este projeto é uma jornada emocionante que capacita nossos alunos a explorarem o mundo da ciência de maneira prática, criativa e cativante e está transformando nossa escola em um laboratório de descobertas e aprendizado!

O projeto proporciona aos nossos alunos a oportunidade de mergulhar nas maravilhas da biologia, química, física e muito mais. Queremos que eles se tornem exploradores do conhecimento! É uma abordagem lúdica e eficaz de nutrir a curiosidade natural das crianças. Encorajamos nossos alunos a fazerem perguntas, a explorarem tópicos que os interessam e a seguirem seu próprio caminho de descoberta.

Uma das características mais empolgantes deste projeto é que ele é totalmente prático e interativo. Nossos alunos não estão apenas lendo ciências em livros; eles realizam experimentos, constroem modelos, observam o mundo ao seu redor e tiram suas próprias conclusões. Isso nos ajuda a entender e aplicar conceitos científicos de uma maneira mais significativa e visa contribuir de maneira ativa com o processo de alfabetização científica das nossas crianças.

Cozinha Experimental

A Cozinha Experimental é uma oportunidade única para nossos alunos mergulharem no mundo da culinária, experimentarem novos sabores e aprenderem habilidades valiosas para a vida.

A cozinha não é apenas um lugar para preparar alimentos; é um espaço de criatividade, aprendizado e descoberta. O Projeto de Cozinha Experimental foi concebido para trazer todos esses elementos para a nossa escola. Ele visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da comida, desde a origem dos ingredientes até o processo de preparação e, claro, o prazer de degustar pratos deliciosos.

Uma das coisas mais emocionantes sobre esse projeto é como ele integra várias disciplinas. Nossos alunos não estão apenas cozinhando; estão explorando a ciência por trás dos alimentos, a matemática nas medidas das receitas, a história da culinária e até mesmo a geografia dos ingredientes. É uma abordagem interdisciplinar que torna a aprendizagem envolvente e significativa.

Mentes Criativas

Uma junção de várias experiências . Os alunos poderão experimentar aulas diferentes toda semana. Como: Musicalização, Cozinha Experimental, Leitura teatralizada e  Trabalhos manuais: pintura, recortes, argila.

Educação Financeira

Entendendo a real necessidade de estímulo sobre empreendedorismo, vamos proporcionar ao aluno conhecimento e vivência para lidar com as questões financeiras que envolvam empreendedorismo e consumo consciente.

Meditação

A partir de 2024 iniciaremos com nossas crianças da Educação Infantil uma abordagem inovadora: a meditação guiada.

A introdução da meditação na educação infantil é um projeto valioso que estará moldando o futuro de nossas crianças. Ela proporciona não apenas benefícios imediatos, mas também equipa as crianças com habilidades essenciais para enfrentar os desafios da vida. Assim, podemos esperar ver uma geração de crianças mais equilibradas, resilientes e preparadas para enfrentar um mundo em constante mudança.

A meditação é uma prática milenar que visa aprofundar a concentração, promover a tranquilidade mental e melhorar o bem-estar geral. Quando aplicada na educação infantil, seus benefícios são ainda mais notáveis: desenvolve resiliência, foco e concentração, gestão e equilíbrio, controle emocional e, principalmente, atenção e percepção do corpo e do momento. Através de uma condução lúdica as crianças são convidadas a imaginar, ouvir, sentir e vivenciar situações prazerosas e, assim, construir uma percepção de autoconfiança, tolerância e uma relação mais sadia e respeitosa consigo mesmas e com as pessoas à sua volta.

Aulas Extras

Nova logo

Robôtica

Além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, a robótica contribui com a aprendizagem em outros aspectos.O raciocínio lógico é um deles.Afinal, as crianças e adolescentes são estimulados a analisar e solucionar problemas.Com isso, a criatividade também é aprimorada. Foco, persistência e resiliência são ainda outras habilidades desenvolvidas.

No Monsenhor Raeder, o grupo Roboto Inovações comanda este projeto desde 2022.  Garanta logo sua inscrição, pois temos um número limitado de vagas!

Futsal

O Futsal é uma das práticas esportivas que mais se aproxima da realidade dos alunos, e por isso, nesta fase de desenvolvimento, conseguem absorver e se interessar mais pelo esporte. Além de  também promover a inclusão e o desenvolvimento das inteligências múltiplas, o futsal transmite valores úteis para vida cidadã, desenvolve a coordenação motora e espacial. Venha fazer parte da escola de futsal onde seu filho aprende o esporte brincando.

Nossas aulas acontecem as 3ª e 5ª feiras, a partir das 17h, tendo o professor Daniel Macedo liderando este projeto, através da sua escola Go Sport Kids.

Ginástica Rítmica

A Ginástica Rítmica, como o próprio nome diz, tem como objetivo praticar e provocar a expressão corporal por meio de movimentos harmônicos e sincronizados com uma música e com os aparelhos.  A Ginástica Rítmica pode ser praticada desde cedo, e gera muitos benefícios, entre eles:

– Melhora a coordenação motora e controle corporal;

– Fortalece os músculos;

– Ajuda a relaxar;

– Melhora a confiança

Em nossa escola as aulas acontecem nas 2°ª e 4ª feiras, a partir das 17h30. E é comandada pela Escola de Ginastica Rítmica da experiente professora Marcelle Bruno. Venha fazer uma aula experimental!!!!

Parceria Yes

Não é novidade que falar uma segunda língua já não é mais um diferencial no currículo, mas um pré-requisito básico para conseguir um emprego. 

E sabendo da importância da língua inglesa e espanhola no mundo, o Colégio Monsenhor Raeder tem uma parceria com o renomado curso de idiomas Yes, onde nossos alunos terão descontos exclusivos!!! Faça sua matrícula garanta logo seu desconto!

Xadrez

O jogo de xadrez traz inúmeros benefícios para a mente de nossas crianças e adolescentes sendo um complexo e poderoso exercício cerebral e, sua prática, desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade, comunicação e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula.

Em parceria com o Grupo Xeque-Mate, que desde 2017, tem se consagrado como um respeitado centro de ensino de xadrez para crianças e adolescentes, tanto com o xadrez educacional quanto com o xadrez competitivo, as aulas de xadrez terão duração de 1h e acontecerão no contraturno escolar, para alunos a partir de 8 anos e serão divididas por grupos de idade.

PROJETO ENEM E UERJ

O Projeto ENEM é uma proposta de desenvolvimento de competências e habilidades básicas para a compreensão e resolução de questões avaliativas de maneira prática, dinâmica, aprofundada e com estratégias. 

Os estudantes se dedicam a conhecer as questões já aplicadas em concursos anteriores e recebem uma formação detalhada dos conteúdos e das maneiras mais eficazes para interpretar os enunciados e identificar corretamente suas soluções. Para tanto, faz-se necessário elaborar estratégias de estudo e de práticas avaliativas a fim de tornar os estudantes mais atentos aos detalhes de cada questão e para fomentar o estudo contínuo.