NOSSA HISTÓRIA

Ninguém chega ao topo da montanha se não acreditar que pode!

Há mais de meio século, surge em nossa comunidade João QuintellaRaeder, jovem padre idealista, cheio de projetos e sonhos; um deles a construção de uma escola.

E acreditando que “ninguém chega ao topo da montanha se não acreditar que pode”, ele venceu barreiras, ultrapassou obstáculos e em 1962 realizou seu grande desejo.

Em 1986, os jovens professores Mayda Freire e Serrano Freire assumem a direção do colégio Monsenhor Raeder trazendo na bagagem grande experiência no campo educacional e muitos sonhos.

Fortaleceram princípios inerentes aos bons cidadãos associados a uma educação forte e humana. Abriram portas e corações para os alunos, eliminando barreiras nas comunicações e formando, de verdade, uma belíssima família.

Neste tempo de mais de 3 décadas, orgulham-se do legado que criaram, das sementes plantadas em corações e dos caminhos que ajudaram a construir.

Desde então, o COLÉGIO MONSENHOR RAEDER tornou-se um marco na história do nosso bairro, uma referência de educação em nossa cidade.

Em 2019, juntou-se à direção da escola a gestora Manuela Aragão, e o prof. Douglas Vieira que somam, além da inteligência e talento, leveza, modernidade, jovialidade e muito amor pelo o que fazem para tornar ainda melhor o nosso colégio.

Por que ser Raeder

O  Colégio Monsenhor Raeder oferece uma a formação completa desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, que vai além dos livros didáticos e atua numa perspectiva de autonomia, criatividade, consciência crítica e postura ética, extraindo o melhor através de soluções que despertam o interesse a criatividade, ensinando valores e trabalhando as habilidades essenciais para um desenvolvimento saudável.

Nossa equipe está sempre atenta ao desenvolvimento e conquistas dos nossos alunos, pois somos comprometidos com uma educação de qualidade, valorizando o aluno como indivíduo.

Seja Raeder! Estamos prontos para receber você.

Vivências

Nosso trabalho se fundamenta em uma proposta sociointeracionista. Acreditamos que a aprendizagem acontece quando os alunos são incentivados a vivenciarem 

experiências diversificadas. Por meio de variados estímulos, as capacidades cognitivas e físicas alcançam níveis de desenvolvimento extremamente positivos.

Nesta concepção, a metodologia de ensino-aprendizagem proporciona ao aluno ampliar o que já sabe, entrando em contato com experiências e possibilitando o desenvolvimento da autonomia.

Desta forma, incentivamos o aluno para que seja agente do seu processo de aprendizagem tornando-se: Investigativo, Criativo, Consciente de suas capacidades e Ético. 

Inglês e Espanhol

Acreditamos que desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, conhecer uma segunda língua é fundamental para que se possa exercer uma cidadania sem 

fronteiras. As crianças e os adolescentes já se encontram neste universo bilíngue, desde muito pequenos através das músicas, dos desenhos infantis, filmes e séries.

Pensando nesta nova realidade, oferecemos em nossas aulas de língua estrangeira recursos audiovisuais e trabalhos práticos que auxiliam no aprendizado. Os projetos  que desenvolvemos nestas disciplinas despertam a criatividade e permitem que  os nossos alunos mergulhem em novas culturas, tenham respeito pela diversidade e pelas diferentes visões de mundo.

Musicalização

A musicalização é considerada um recurso muito importante para a socialização, além de ser uma ótima maneira de introduzir os conceitos da arte no desenvolvimento da 

 

criança. Dessa forma, a música na educação infantil se torna uma ferramenta importante para a expressão pessoal, ajuda a fortalecer as funções psicomotoras, formadas pelas habilidades intelectuais e afetivas.

Em nossa escola, a musicalização acontece em todas as atividades que os alunos estão inseridos. Dessa forma, o aluno melhora a sensibilidade, aumenta a criatividade, fortalece a memorização e impulsiona o raciocínio lógico.

Artes

As aulas de artes ajudam a criança a expressar seus sentimentos. Por meio da arte, e suas diversas linguagens não-verbais como: pintura, desenho e escultura é 

 

possível entender a criança. Através das aulas de artes melhoramos a capacidade de concentração e de organização lógica do pensamento  levando os nossos alunos  a novos hábitos de trabalho.

Psicomotricidade e Educação Física

A psicomotricidade é a ciência que estuda o desenvolvimento dos ser humano através do movimento. É uma prática pedagógica que auxilia no desenvolvimento da criança por

 

meio das ações psicomotoras que trabalham os aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. Na escola é desenvolvida nas aulas de Educação Física através de atividades que trabalhem o corpo como um todo, estimulando o aluno nos aspectos cognitivos relacionados à aprendizagem, formando uma criança ativa, saudável e inteligente.

Atendimento Pedagógico

O colégio Monsenhor Raeder oferece atendimento pedagógico individualizado de modo que o aluno melhore o seu desempenho e desperte o interesse em aprender. 

 

Acompanhamos integralmente os trabalhos desenvolvidos e as demandas individuais de cada um deles.

Nosso Propósito

Oferecer uma educação de qualidade, onde o aluno é motivado a participar de forma ativa da busca do conhecimento, contribuindo assim na formação de seres humanos críticos, criativos e éticos, que possam interagir com o mundo e construir sua própria história de vida.